![]() |
Foto: Mário Sousa | Governo do Estado de Sergipe |
Nesta quinta-feira (22), o governador Belivaldo Chagas esteve no município de Canindé do São Francisco, Alto Sertão sergipano, para entregar a reforma e ampliação do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto e da reforma da quadra de esportes, totalizando um investimento de R$ 2.371.378,65.
A instituição de ensino é uma das 72 unidades de ensino que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral em Sergipe. Com 693 alunos, a matrícula engloba ainda estudantes do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito da reforma é proporcionar cada vez mais um ambiente adequado e preparado para estimular os estudantes e profissionais da educação da rede estadual.
"Boa escola é aquela que funciona de dentro pra fora e vice-versa, com envolvimento da sociedade, da família, de toda a comunidade escolar. Parabenizo a todos que formam essa escola, afinal, se existe sucesso aqui, ele se dá por conta de vocês que atuam. Do professor ao merendeiro, serviços básicos, todos os profissionais e, principalmente, os alunos. Sem eles, não haveria escola e é por eles que a gente se esforça para proporcionar uma estrutura digna como essa. Quando assumi o governo e convidei o secretário foi para trabalhar, sem política partidária, e assim fizemos. Tratamos a educação como política de Estado", disse o governador.
Importância dos investimentos
Os investimentos no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto fazem parte das 96 obras concluídas, de 2018 a junho de 2022, em escolas da rede estadual de ensino e prédios da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, num investimento de R$ 63.281.926,02. Dentre esses investimentos estão a recuperação e construção de 35 quadras poliesportivas nas principais unidades escolares do Estado.
Para o secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, os investimentos realizados em infraestrutura e pessoal têm sido revertidos em bons resultados. Semana passada, Sergipe obteve destaque nacional com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Estado superou a média brasileira, conquistando o primeiro lugar em relação ao Ideb do Ensino Médio, com 18,18%. O crescimento se deu em todas as etapas da Educação Básica, mas no Ensino Médio, a curva de ascensão foi de dez posições no ranking nacional.
"Desde 2017 os índices da educação sergipana, apresentados pelo Inep, são bons, são sempre melhores ano a ano, desde 2017, 2019 e 2021, em todas as etapas avaliadas. Nunca houve recuo", destacou o secretário.
A reforma
O novo Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto recebeu uma série de melhorias. Atendendo a uma reivindicação antiga dos alunos, estão a reforma da quadra de esportes e construção e de um vestiário; construção de um auditório; ampliação do refeitório, cozinha e depósitos de alimentos e construção da casa de lixo.
Outras intervenções no prédio incluem a instalação de esquadrias de alumínio e madeira em todos os ambientes; execução das instalações elétricas e aumento de carga; sistema de combate a incêndio e pânico; sistema de gás; instalações hidrossanitárias; reforma do muro; recuperação do reservatório; acessibilidade e pintura geral.
A diretora do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, Edla Heidy Maia Chagas da Silva, espera que com as intervenções realizadas na instituição, os alunos se sintam ainda mais estimulados a estudar. "Celebramos a conquista de uma escola que, em sua comunidade, busca trabalhar permeando as garantias e qualidade que todo sistema almeja. Como já citado por Mário Sérgio Cortela, 'excelência não é um ponto final, é um ponto no horizonte', então, nós agradecemos ao governador Belivaldo Chagas e à Seduc por esse sonho realizado. Temos uma estrutura física totalmente diferente de quando entramos nesse espaço, e além da adequação às novas prioridades pedagógicas, também estamos com uma nova proposta pedagógica. Agradeço aos professores pela dedicação e aos estudantes, que são os nossos atores principais e vivem incansavelmente o protagonismo da escola", ressaltou.
Comunidade comemora
Ex-aluno e hoje vigilante atuante na escola, Arnou Lucas Araújo Silva ressalta a importância da reforma. “A reforma ficou muito boa, muito diferente do tempo em que estudei aqui, não era assim. Hoje estou vendo uma escola totalmente diferente", afirmou.
A estudante Wend Gabriele Ribeiro Tavares, do 2º C, elogiou os espaços contemplados pela reforma. "A questão mais voltada para a sala da informática e para o laboratório, por ser algo focado nas áreas dos projetos que a escola incentiva os alunos a trabalhar, então acredito que foi uma boa forma de incentivar os alunos essa ampliação e reforma. O espaço foi adequado e agora traz um conforto para os alunos que estudam em período integral, a gente se sente acolhido por toda a escola", salientou.
Lucas Magalhães, do 1º C, também falou sobre o resultado
da obra. "A reforma para os estudantes foi maravilhosa, porque esse
incentivo do protagonismo das áreas tem sido oferecido. Agora tem tudo o que
precisamos, com diversidade para quem estuda em tempo integral. Temos projetos
que irão concorrer em São Paulo, já temos duas conquistas em Arapiraca (AL) e
outros vinte irão para a Cienart", complementou.
Informações Ascom Governo do Estado de Sergipe